Excelência em nossos serviços! Conquiste e fidelize seus clientes com estratégias inteligentes, em uma época em que a confiança está em primeiro lugar.

    Acompanhe-nos
    em nossas redes sociais!

Câmara avança em projeto para limitar multas de obrigações tributárias acessórias

30/01/2025
Contábeis

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 1203/19, de autoria do deputado Sergio Souza (MDB-PR). O documento visa impor limite às multas aplicadas a quem não cumprir obrigações tributárias acessórias, como a entrega de declarações exigidas pela legislação. O texto continuará sendo analisado na Câmara dos Deputados.

Conceito de obrigação acessória

A obrigação acessória consiste na prestação de informações à Receita Federal que comprovem o correto recolhimento do tributo (obrigação principal). O descumprimento dessa exigência pode gerar multas e outras sanções previstas em normas tributárias.

Limites propostos para multas

De acordo com o texto, as penalidades por atraso na apresentação de documentos ou declarações variam conforme o perfil do contribuinte. Os valores por mês-calendário ou fração foram estabelecidos em faixas:

 

Além disso, em casos de descumprimento de intimação da Receita Federal para realizar a obrigação acessória ou prestar esclarecimentos, a multa também ficará entre R$ 500 e R$ 25 mil por mês-calendário ou fração.

Alterações na legislação atual

A proposta altera a Medida Provisória 2.158-35/01, que hoje prevê multas mas não estabelece um teto para esses valores. O projeto busca criar parâmetros que impeçam a aplicação de penalidades consideradas excessivas.

Tramitação e projetos apensados

O texto aprovado tramita em conjunto com o Projeto de Lei 3244/12, originário do Senado, e outras 24 proposições. Todas essas iniciativas foram rejeitadas na Comissão de Finanças e Tributação, mas seguem apensadas ao PL 1203/19. 

 

O PL 3244/12 sugeria uma gradação de multas para empresas que descumprissem obrigações tributárias acessórias, porém o parecer do relator, deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA), considerou que o desenho das multas não é inadequado, exceto pela ausência de um limite máximo para o valor.

Análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

A medida passará por avaliação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em regime de prioridade e caráter conclusivo. Caso aprovada, segue para votação no Plenário da Câmara e, posteriormente, para o Senado Federal. 

Se obtiver aprovação das duas Casas Legislativas e não houver vetos do Poder Executivo, a norma poderá ser convertida em lei.

Impactos e expectativas

A adoção de limites para as multas relacionadas a obrigações tributárias acessórias é vista como forma de proporcionar maior segurança jurídica a contribuintes e empresas. 

 

Especialistas em legislação tributária e compliance apontam que a definição de um teto pode incentivar o cumprimento voluntário das regras, ao mesmo tempo em que reduz possíveis excessos na aplicação de sanções.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Oferecemos uma variedade de links de utilidades econômicas, financeiras e contábeis com informações importantes do âmbito empresarial, ideal para seus clientes e para sua empresa.

Utilitários Contábeis

Veja mais

Contato

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Endereço

Avenida Monsenhor Mancini, nº 642, Vila Dalva - São Sebastião do Paraíso - MG - CEP: 37955-010

(35) 3531-4867

CRC/MG 011124/O-4

contato@supportcontabilidade.com

Confira a localização do nosso escritório clicando aqui.

Canal de Atendimento

Entre em contato conosco para esclarecer todas suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados.