A reforma tributária sancionada na semana passada pelo governo trará mudanças significativas ao sistema tributário brasileiro a partir de janeiro de 2026. O texto prevê a substituição de tributos como PIS, Cofins, ICMS, IPI e ISS por dois novos impostos principais: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) . Além disso, será implementado o Imposto Seletivo (IS), que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como bebidas alcoólicas, cigarros e refrigerantes?.
A implementação das novas regras será realizada de forma progressiva. No início, entre 2026 e 2027, as alíquotas de CBS e IBS serão aplicadas em caráter de teste. Em 2027, terá início a cobrança do Imposto Seletivo, cujas alíquotas ainda dependem de regulamentação por lei ordinária. A transição completa do sistema está prevista para 2033, quando os novos tributos substituirão totalmente os impostos estaduais e municipais?.
Durante o período de adaptação, empresas precisarão ajustar seus sistemas fiscais e destacar as novas alíquotas em suas notas fiscais. Por exemplo, será necessário identificar valores de 0,9% para CBS e 0,1% para IBS nos produtos vendidos. Outro ponto de destaque é o fim da cumulatividade tributária, que elimina a cobrança em cascata ao longo da cadeia produtiva, favorecendo a competitividade e a transparência?.
Voltar para a listagem de notíciasOferecemos uma variedade de links de utilidades econômicas, financeiras e contábeis com informações importantes do âmbito empresarial, ideal para seus clientes e para sua empresa.
Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.
Avenida Monsenhor Mancini, nº 642, Vila Dalva - São Sebastião do Paraíso - MG - CEP: 37955-010
(35) 3531-4867
CRC/MG 011124/O-4
contato@supportcontabilidade.comConfira a localização do nosso escritório clicando aqui.
Entre em contato conosco para esclarecer todas suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões.
Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados.